notícias

Volkswagen revela T-Roc, o modelo que vem para o Brasil

O mistério acabou e a Volkswagen finalmente revelou o visual e detalhes técnicos do SUV T-Roc, modelo que fica posicionado acima do futuro T-Cross (confirmado para o Brasil) e abaixo do Tiguan. Além disso, a empresa confirmou que o SUV tem como um dos focos o mercado brasileiro, mas ainda não confirma uma possível data de lançamento ou de fabricação local. Ele começa a ser vendido na Europa em novembro e terá preço inicial de 20 mil Euros, o que corresponde a cerca de R$ 74.400, conforme a cotação atual e sem impostos.

O T-Roc contará com três versões de acabamento (a básica, a Style e a Sport) e seis opções de motores, sendo três a gasolina e três a diesel. Com injeção direta de combustível, os motores geram até 190 cv. Todos são turbinados e podem ser acoplados a uma transmissão manual ou a uma automática DSG de sete velocidades e dupla embreagem. Apesar do visual moderno e urbano, a montadora afirma que o modelo terá capacidades offroad, tanto é que contará com opção de tração integral.

O T-Roc tem 4,23 m, o que representa 25,2 cm a menos que a nova geração do Tiguan. Porém, vale lembrar que o mercado brasileiro vai receber somente a versão de sete lugares do Tiguan, batizada de Allspace. Isso garante um vácuo ainda maior que poderia ser ocupado pelo T-Roc. São 2,60 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,57 m de altura.

De série, o carro oferece um amplo pacote de tecnologias. Haverá ar-condicionado, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED, além de um bom pacote de itens de assistência ao motorista. Farão parte de todas as configurações do T-Roc funções como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, sistema que mantém o carro na faixa de rodagem e frenagem automática pós-colisão.

A lista de itens de série e opcionais ainda inclui sistema start/stop, controle eletrônico de estabilidade, sistema de estacionamento automático e aquecimento dos bancos. Já a tecnologia de carregamento de celulares sem fio, por indução, será sempre um item vendido separadamente.

O interior do T-Roc lembra em alguns detalhes o do Polo, hatch que será lançado no Brasil ainda este ano. Ambos os modelos contam com revestimento colorido no painel. No caso do T-Roc, a cor dessa peça combina com a do exterior do carro. Além disso, chama atenção o quadro de instrumentos digital de 11,7 polegadas, batizado de Active Info Display, mas que será comercializado como opcional nos dois carros. A tela multimídia é sempre sensível ao toque, mas varia entre 6,5 polegadas e 8 polegadas, sendo que apenas a maior conta com GPS como opcional.

Quando o assunto é espaço de carga, a montadora afirma que o porta-malas é capaz de levar 445 litros, volume que salta para 1.290 litros quando os bancos traseiros bipartidos são rebatidos. Diferentemente do grandalhão Atlas, o T-Roc não conta com espaço para sete pessoas, apenas para cinco passageiros. O modelo é fabricado a partir da plataforma MQB, que também sustenta outros modelos, como o Golf, Polo e Tiguan. A produção inicial será concentrada em Setúbal (Portugal).

Como sabe que terá um longo caminho pela frente para recuperar terreno no segmento de SUVs, que foi deixado de lado pela VW por muito tempo, a montadora oferece no T-Roc alguns detalhes inexistentes nos outros utilitários da marca. O que mais chama atenção é a possibilidade de que o T-Roc seja pintado em dois tons. As fotos que ilustram esta página mostram uma unidade amarela e com teto, colunas e retrovisores pintados de preto. Além disso, há um friso cromado que parte da base dos retrovisores e segue até a traseira do carro. Esse detalhe lembra o friso cromado que contorna o Jeep Compass, por exemplo.

Dúvidas?
Entre em contato pelo Whats!