notícias

Mistubishi Eclipse renasce como SUV diante do eclipse solar

A Mitsubishi aproveitou o raro fenômeno do eclipse solar, registrado nesta segunda-feira (21), para lançar mundialmente a nova geração do Eclipse. A estreia ocorreu em Salem, no estado de Oregon, nos Estados Unidos, e teve até transmissão ao vivo pelas redes sociais. O eclipse total do sol não era visto nos EUA há quase um século, situação perfeita para relançar o carro que foi ícone da marca nos anos 1990.

Só que desta vez o Eclipse deixa no passado as formas de cupê, que lhe conferiram fama, para adotar porte e traços de utilitário esportivo. Para acompanhar, passa a usar o sobrenome Cross — Eclipse Cross. Na gama da marca japonesa, será posicionado entre o compacto ASX e o médio Outlander, para desafiar Jeep Compass, Hyundai ix35, Kia Sportage e até o futuro Chevrolet Equinox, com preço na casa dos R$ 125 mil.

Nesta recriação, o Eclipse Cross perdeu qualquer referência com o cupê sexy e cheio de status que brilhou no passado. Suas linhas são altas, encorpadas, e só reforçam a nova proposta de ser utilitário 4x4. Por outro lado, apesar de não ter mais a sedutora aura de um esportivo japonês, ao menos tenta imprimir personalidade com um visual moderno e até um tanto excêntrico na parte traseira — com o vidro dividido em duas seções pela lanterna.

Lá fora, a mecânica tentará mostrar que, mesmo sendo um SUV, o Eclipse Cross pode encantar ao volante. A opção a gasolina traz um moderno 1.5 turbo de injeção direta e 163 cv acoplado a um câmbio automático do tipo CVT. E as versões diesel usarão um 2.2 turbo associado a uma transmissão automática de oito marchas. Ambos os conjuntos mecânicos prometem entregar bons números de consumo e desempenho.

Além de opções modernas sob o capô, o Eclipse Cross também contará com recursos eletrônicos de última geração. Haverá itens como head-up display colorido, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão e controle de cruzeiro adaptativo. Algumas versões terão teto solar panorâmico e mimos como aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros. A cabine usa elementos prateados e molduras em black piano, além de couro.

Um dos destaques a bordo é a tela multimídia em formato retangular que fica no alto do painel, centralizada. O equipamento oferece as plataformas Android Auto e Carplay, mas é operado por um touchpad posicionado próximo à alavanca do câmbio, no console entre os bancos. Em tempos de telas sensíveis ao toque, a solução parece defasada. A Mitsubishi ainda não informa exatamente quando nem como o Eclipse Cross virá para o Brasil.

A única certeza é de que o modelo estreia em 2018.

Dúvidas?
Entre em contato pelo Whats!